A redução do abandono escolar nas comunidades em 50% até 2026, e a conservação das infraestruturas escolares, são algumas das premissas do Projecto de Fortalecimento de Sistemas Municipais de Educação, sob responsabilidade da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
Com vista a apresentação dos seus objectivos, a organização juntou em Calandula gestores escolares, autoridades tradicionais e religiosas, encarregados de educação e responsáveis de comissões de moradores.
O coordenador do projecto, Garcia Pinheiro, explicou que o programa está inicialmente implantado no município de Cacuso, sendo que a sua expansão para as demais regiões de Malanje está dependente do êxito da fase piloto.
A abertura do encontro foi orientada pelo Administrador Municipal Adjunto de Calandula, Wilson Contreiras, que destacou as linhas de actuação do projecto para o desenvolvimento dos vários sectores, fundamentalmente a educação, com a aplicação de métodos locais.
Em Angola, além do município de Cacuso na província de Malanje, beneficiam do projecto os municípios da Baía Farta, Catabola e Londuimbali, nas províncias de Benguela, Bié e Huambo respectivamente.
GCS-AMC
DE MÃOS DADAS, MALANJE QUE SONHAMOS É POSSÍVEL!